Como desenhar com carvão vegetal? Técnicas e dicas preciosas.

Como executar com precisão desenhos feitos com carvão? Olá arte finalista tudo bem contigo? Espero que sim.

Neste artigo você encontrará dicas preciosas para quem estar começando ou para quem já tem um pouco mais de experiência no desenho com carvão.

Certamente essa é uma das técnicas de representação gráfica mais antiga, e nem por isso, seja menos valiosa. Sabemos que hoje em dia prevalece muito nas agencias o uso da tecnologia. Mais o saber nunca é demais. Por isso, veja essa vídeo aula: https://youtu.be/iw8N2VzwDUk.

Muito utilizado por vários artistas em nu artístico, o desenhar com carvão vegetal até o presente momento é um coadjuvante, pois, é empregado para esboços de quadros, ensaios ou estudos para resolver problemas de iluminação, ilustração e contraste. Mesmo assim, coisa bastante bacana pode ser feita com essa técnica.

O carvão é constituído por finos ramos sem nós de madeira leve e porosa, previamente selecionada, parcialmente queimada e depois carbonizada e convertida em finas barras ou lápis de carvão para desenhar.

Melhores fabricantes de lápis de carvão.


A parte fundamental desse processo para obter um produto de boa qualidade está na carbonização. Isso, torna o material livre de nós que podem arranhar a fibra do papel, por isso, selecionamos algumas das melhores marcas de carvão para desenho: Conté, Faber-Castell e Koh-i-noor.

Essas marcas produzem o material em três graus de dureza: macio, médio e duro. Particularmente, gosto de utilizar os médios, pois, consigo um resultado melhor.
Imagem retirada do site da Leida Nogueira.

Utensílios para desenhar com carvão.


O esfuminho serve para fundir, sombrear algumas zonas do desenho ou apagar.

Os dedos também podem fazer as mesmas funções que os esfuminhos com uma vantagem em ter maior controle sobre o que deseja fazer.

A borracha, mais conhecida como limpa-tipo, serve para apagar e aumentar as zonas de iluminação do desenho.

Pano de algodão é ideal para esmaecer o desenho e mantê-lo limpo.

Dicas de como desenhar com carvão vegetal.


Um simples miolo de pão com algumas gotas d’água pressionando levemente reduz (esmaece) a intensidade do sombreado.

A princípio todos os tipos de papel serve para desenhar com carvão, porém, o papel com o lado mais áspero obtemos um resultado melhor, por isso, indico: Mi-teintes da Canson ou Kraft. Eles são facilmente reconhecidos pela marca d’água.

Como desenhar com carvão pode borrar, sujar ou apagar com facilidade. Para que isso não ocorra, aplicamos o líquido fixador, e seu uso deve ser com o papel na horizontal.

Conclusão


Para obter um excelente desenho com carvão siga este passo a passo.
1. Desenhe traços escuros e observe o tom;
2. Esfume com os dedos saturados de carvão em pó e compare os tons;
3. Para clarear pequenas áreas do desenho, o dedo deve está limpo. Comparando as zonas claras, escuras e meio tons.
4. Para escurecer, aplique o carvão sem esfumar e desenhe comparando os tons.
5. Utilize um pano limpo para lhe auxiliar a esmaecer determinadas áreas e preservar a obra limpa.

Alguma dúvida sobre desenhos feitos com carvão? Veja a vídeo aula e Deixe seu comentário.

Edmar Pita

Artista visual formado pela UFBA em 2009. Uma cara cristão que, embora, entenda um pouco de comunicação visual e arte gráfica, reconhece a importância do design, da fotografia e da ilustração na formação de uma excelente identidade visual.

2 comentários:

  1. Muito bom Pita, meus parabéns pelo conteúdo! \o/
    By Deivid :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Deivid, obrigado pelo elogio.
      Abraço.

      Excluir

Os comentários neste artigo são de exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Arte final não aceitará ofensas, racismos e xingamentos.