Como aprender a desenhar? Descubra o segredo do desenho realista de retrato.

O desenho é uma das artes mais criativas, pois permite ao autor dar asas a sua imaginação e fazer as criações mais diversificadas possíveis. Você quer aprender a desenhar?

Saiba que é perfeitamente possível praticar esta arte, mesmo que nunca tenha tido contato com ela.

No entanto, para fazer desenhos aperfeiçoados é necessário adquirir técnicas especiais.

Para quem está iniciando nessa arte, uma dica interessante que você verá neste artigo é como aprender a desenhar rostos, isso possibilita adquirir bastante habilidade.

Este tipo de desenho é rico em detalhes, exigindo muita prática. Veja só como aprender a desenhar, neste passo a passo.
Como aprender a desenhar

Materiais para aprender a desenhar bem:


  •  Lápis;

  • Borracha;

  • Folha de papel tamanho A4;

1- Comece desenhando a Cabeça.


Como aprender a desenhar

Para desenhar o rosto, a primeira coisa a se fazer é concentrar-se no formato da cabeça, que deve ser oval. Comece fazendo um traço fino e vá aumentando a espessura conforme for definindo o desenho. Faças as orelhas em cada lateral

2- Faça um rápido desenho do cabelo.



Em seguida, imagine como é o cabelo da pessoa que está desenhando, se é liso, cacheado, volumoso ou fino. Comece na parte central da cabeça e vá contornando as laterais até atingir o tamanho desejado.

3- Desenhe o formato da boca.


Para desenhar a boca é preciso pensar se a pessoa está sorrindo, mostrando os dentes ou de boca fechada. Faça o contorno dos lábios, de modo que os traços de cima se encontrem com os de baixo, deixando-os fechados ou abertos.

4- Contorne o nariz.


Inicie fazendo uma linha vertical bem no centro da face. Faça dois semicírculos voltados para baixo para construir as narinas. Deixe o contorno do nariz mais grosso para realçar esta parte do rosto.

5- Desenhe os olhos bem expressivos.


Como aprender a desenhar

Para desenhar os olhos, você deve fazer dois círculos com 5 cm de distância um do outro. Faça os detalhes dos olhos, deixando os cílios longos e as sobrancelhas mais arqueadas se for mulher.

Se o rosto for de um homem, você deve deixar os cílios curtos e a sobrancelha mais grossa.

6 – Acrescente detalhes ao desenhar rostos.


Como aprender a desenhar

Para finalizar o desenho do rosto, você pode acrescentar detalhes, basta soltar a sua criatividade como, por exemplo, adicionar uma manchinha, aumentar as bochechas, marcas de expressão na testa, entre outros.

Caso você ainda sinta a necessidade de aprender a desenhar pessoas reais, faça este curso que ensina a arte do Desenho Realistas de Retratosatravés de videoaulas.

Introdução ao curso: O Segredo do Desenho Realista de Retratos à Lápis.


Muitas pessoas têm a ideia errada de que o desenho exige talento artístico e que você tem ou você não faz. Para mim, isso não poderia estar mais longe da verdade.

O fato da questão é que, quando se trata de desenho (ou quaisquer outras habilidades) o que mais importa é a determinação e paixão pela arte. Então, se você tiver a unidade para se tornar um grande artista, eu vou lhe fornecer as instruções adequadas.
Como aprender a desenhar? Segredos do desenho realista.
Reprodução do desenho realista de Carlos Damasceno.

Ok, então o nosso objetivo aqui é como aprender como desenhar rostos. O desenho é um esforço criativo, mas se você é um novato com isso, então você irá gostar de aprender com esse curso, pois ele começa com uma abordagem mais simples, passo-a-passo.

Embora essas aulas tendem a se concentrar em como aprender a desenhar: passo a passo para iniciantes, mesmo se você se considera um artista avançado em retrato, você ainda vai tirar muito proveito dessas lições.

Basta acessar este link como aprender a desenhar.

Edmar Pita

Artista visual formado pela UFBA em 2009. Uma cara cristão que, embora, entenda um pouco de comunicação visual e arte gráfica, reconhece a importância do design, da fotografia e da ilustração na formação de uma excelente identidade visual.

2 comentários:

  1. gostei aprendi um pouqinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo que bom que aprendeu.

      A intensão deste post é que qualquer pessoa que leia o texto e comece a praticar aprenda um pouco mesmo.

      Por isso, que coloquei este link: https://goo.gl/A2Mtfn para aqueles visitantes que gostarem, se aprofundar mais nos estudos do desenho realista.

      Excluir

Os comentários neste artigo são de exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Arte final não aceitará ofensas, racismos e xingamentos.